“Usar menos e reutilizar mais em tudo.” Esse é o princípio que norteia as ações sustentáveis da Philips Walita no Brasil. Com presença em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, do design à logística reversa, a empresa tem investido para reduzir os impactos, prolongar a vida útil de seus eletrodomésticos e contribuir ativamente para a economia circular.
A marca apresenta resultados expressivos no que podemos chamar de “jornada verde”. As embalagens já são feitas com, no mínimo, 75% de cartão reciclado pós-consumo e são 100% livres de isopor em toda a linha de eletroportáteis. Os outros 25% de cartões ou papéis que não são de fonte reciclada, são substituídos por material com certificado FSC, proveniente de florestas geridas de forma sustentável.
Em todas as operações no Brasil, 100% da eletricidade utilizada é de fonte renovável e, desde 2020, 94% dos resíduos industriais foram reciclados, sendo parte deles reutilizada em novos produtos. O atual carro-chefe da marca, a Airfryer, já utilizou 750 toneladas de materiais reciclados na produção nacional, somente no ano de 2024, demonstrando que inovação e responsabilidade caminham juntas.
Com a ambição clara de antecipar os compromissos globais, a Philips Walita estabeleceu a meta de atingir emissões líquidas zero até 2040, 10 anos antes do prazo estipulado pelo Acordo de Paris. No Brasil, a empresa já opera com 100% de energia limpa e segue investindo em processos de produção mais eficientes, reforçando seu compromisso com o consumo consciente.
Mais durabilidade e menos desperdício
Na empresa, a durabilidade dos produtos é outro pilar central da estratégia sustentável da empresa. São mais de 1.500 peças e acessórios disponíveis globalmente, que permitem ao consumidor fazer reparos e evitar o descarte precoce. Paralelamente, compostos químicos como PVC e BFR já foram removidos da maioria dos produtos, facilitando a reciclagem e reduzindo riscos ambientais.
“Oferecemos aos consumidores mais formas de desfrutar os nossos produtos por muito mais tempo. Continuaremos a trabalhar sempre focados em nosso objetivo final de reforçar o compromisso com durabilidade e confiança, seguindo a linha: ‘Desperdice menos, com produtos que duram mais’”, destaca Fernando Bueno, CEO da Philips Walita para a América Latina.
Outro destaque é o compromisso com a substituição do plástico virgem nas linhas de fabricação. A empresa quadruplicou globalmente o uso de plástico reciclado entre 2021 e 2025, alcançando 7.600 toneladas (o equivalente ao peso de 35 aviões Boeing 747). Além disso, a marca já testa o uso de plásticos de base biológica, produzidos a partir de materiais como óleo de cozinha usado, para reduzir a dependência de recursos fósseis.
Reforçando seu compromisso com a inovação responsável e a sustentabilidade, a Philips Walita anunciou uma evolução das jarras dos liquidificadores da série 5000. A partir deste ano, o consagrado modelo Tritan passa a se chamar “Tritan Renew”, incorporando material reciclado em sua composição, sem qualquer impacto em desempenho, segurança ou durabilidade. O item é fabricado com 10% de material certificado por meio da tecnologia de reciclagem molecular da Eastman – empresa global de materiais especiais que produz uma ampla gama de produtos presentes em itens de uso diário.
A nova versão mantém a mesma resistência inquebrável, o padrão rigoroso de qualidade e o mesmo fornecedor já reconhecido pelo mercado, mostrando que é possível avançar em soluções mais sustentáveis sem abrir mão da excelência.
Todas essas iniciativas reforçam uma visão integrada de futuro sustentável que conecta indústria, consumidor e meio ambiente.
“Estamos desenhando produtos para durar mais, consumir menos e gerar menor impacto. Acreditamos que pequenas mudanças, em escala global, geram transformações reais. Sustentabilidade, para nós, é ação e não apenas discurso”, afirma o executivo.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o Falandodetech no Instagram.





Deixe um comentário