A NVIDIA revelou hoje (13) avanços em suas tecnologias gráficas e de inteligência artificial, incluindo a ampliação do suporte ao DLSS (Deep Learning Super Sampling) em jogos como Throne and Liberty e Until Dawn, além de uma nova geração de modelos de IA mais eficientes.

De imediato, o MMORPG Throne and Liberty, da NCSoft, chega ao PC com DLSS 3 e NVIDIA Reflex habilitados desde o lançamento, promovendo aumento médio de performance de até 2,6× em 4K nos GPUs GeForce RTX 40.

No mesmo pacote, Until Dawn, remasterizado para PC, ganhou melhorias de Ray Tracing e Frame Generation com DLSS, prometendo maior fluidez em cenas complexas.

Imagem criada por IA (Imagem: NVIDIA)

A NVIDIA também anunciou suporte day-one ao DLSS e Reflex para Starship Troopers: Extermination, com lançamento em outubro e performance otimizada em placas RTX 40. Outros títulos como The Axis Unseen, MechWarrior 5: Clans e Dungeonborne receberam headlines ou atualizações recentes integrando DLSS 3 e Reflex.

Novidades em IA

No campo de IA generativa, a empresa avançou em seus modelos que (felizmente) exigem menos VRAM. Usando quantização FP8 no Stable Diffusion 3.5 Large, em parceria com a Stability AI, a NVIDIA reduziu o consumo de VRAM em até 40%, mantendo desempenho e qualidade – agora em apenas 11 GB de VRAM.

Essas otimizações são possíveis graças à integração do TensorRT, que agora compila engines JIT diretamente nos dispositivos, acelerando modelos em PCs com GPUs RTX até 8× mais rápido. Além disso, a compatibilidade com o framework Windows ML por meio de um novo SDK facilita a adoção pelas empresas.

A nova geração de IA da NVIDIA também agrega suporte ao modo quantizado FP4 nas GPUs Blackwell, respaldando modelos mais leves e acessíveis. Paralelamente, os desenvolvedores já têm à disposição o TensorRT SDK independente com tempo de compilação reduzido e integração via Windows ML .

O DLSS 4, anunciado no início do ano, trouxe Multi Frame Generation e novos modelos avançados, com suporte imediato em cerca de 75 jogos como Alan Wake 2 e Cyberpunk 2077, reforçando a presença da NVIDIA e suas soluções de performance em jogos de ponta.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o Falandodetech no Instagram.

Deixe um comentário

Tendência