Depois de anunciado em em novembro, a Qualcomm apresentou, no início deste ano, seu novo processador de alto desempenho, o Snapdragon 835, que deverá equipar a grande maioria dos dispositivos topo de linha de 2017. Para este novo chip, a fabricante apostou em cinco pontos que sofreram melhorias relevantes quando comparados a seus antecessores: Autonomia (consumo de energia), realidade virtual, fotografias, conectividade LTE e Wi-Fi e segurança.

O Snapdragon 835, que é fabricado pela Samsung com tecnologia de 10nm, traz a arquitetura Kryo 280 composta por oito núcleos, onde quatro serão de alta performance, trabalhando a até 2,45 GHz e os outros quatro mais eficientes (energeticamente), com clock a 1,9 GHz, que promete uma melhoria de 27% no desempenho em relação ao Snapdragon 820.

A eficiência energética foi também melhorada em 25% quando comparado a seus antecessores, assim como o seu tamanho, que graças a nova litografia foi reduzido em 35%. Por falar em bateria, a expectativa é que os smartphones com o Snapdragon 835 aguentem mais tempo fora da tomada (além do fato que baterias maiores estão a caminho), com cerca de mais de 11 horas com reprodução de vídeo em 4K, mais de 7 horas de streaming em 4K, mais de 3 horas de filmagem em 4K e mais de 2 horas em jogos de realidade virtual. Um ganho em tanto em relação a geração atual de smartphones.

Na ordem: Snapdragon 820, Snapdragon 835 e uma moeda de um centavo de dólar

No quesito desempenho gráfico, este novo processador traz uma GPU Adreno 540, uma atualização da Adreno 530 e com suporte as tecnologias OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0, Vulkan e DX12, prometendo uma renderização gráfica 25% mais rápida em relação aos modelos anteriores e uma reprodução de cores até 60 vezes melhor.

Além disso, o Q-Sync promete uma atualização da tela no mesmo FPS que a GPU renderizar, tornando a experiência do usuário ainda melhor. Durante os jogos, o Snapdragon 835 é capaz de rastrear os olhos do usuário e receber dados dos sensores de acelerômetro e giroscópio até 1.000 vezes por segundo. Essas informações são utilizadas no “Foveated Rendering“, que simula o campo de visão humano, direcionando o processamento na região da imagem em que  o jogador realmente está focado.

Perfeito para quem gosta de jogar no smartphone!

A realidade virtual ganhou mesmo muita atenção da Qualcomm em seu novo processador, sendo a tecnologia Google Daydream agora suportada e com grande melhoria nas interações, no áudio e na imagem. O DSP (processador digital de sinais) Hexagon 682 ganhou novas instruções para reduzir a latência (o tempo entre o usuário mover a cabeça e o smartphone entender isso), caindo para apenas 15 ms. Isso deve resolver a questão do “atraso” dos movimentos para o usuário.

Jogos em VR com performance mantida por muito tempo, sem superaquecer o celular

A Qualcomm introduziu também algumas novidades na fotografia graças a otimização do algoritmo, como a melhoria das capacidades de zoom e o EIS 3.0, que irá fornecer uma melhor estabilização de imagem em 4K. Agora o processador de imagem (ISP) Spectra 180 e as novas tecnologia vão permitir a evolução das câmeras com sensores de até 32 e 16 megapixels para câmeras simples e dupla, respectivamente.

Smartphones com duas câmeras deverão ser uma tendência para 2017, especialmente nos modelos mais caros, a fim de melhorar a qualidade das imagens, especialmente nas imagens mais escuras, com pouca iluminação.

O chip suporta três possibilidades de configurações de câmera:

Configurações de câmera
  • Câmera única, como em praticamente todos os modelos de smartphones atualmente;
  • Clear Sight, para aproveitar os dois sensores, sendo um colorido e outro preto e branco (que é melhor que o colorido para capturar a iluminação). Ao juntar as fotos geradas pelos dois sensores ao mesmo tempo, é possível melhorar a nitidez e obter imagens melhores especialmente em ambientes noturnos;
  • Optical Zoom, que possui uma lente grande angular, com grande abertura e uma teleobjetiva (para aproximar objetos distantes). O Snapdragon 835 permite que se  alterne entre as duas lentes de forma bem suave, para que o usuário nem perceba a troca.

Quanto a segurança, o Snapdragon 835 introduz o suporte para o reconhecimento facial e de retina através da câmera frontal, assim como uma melhoria na segurança do software para elevar a proteção contra malwares.

Na conectividade, graças as novas tecnologias 4G e 5G a caminho, a velocidade máxima teórica que o equipamento poderá alcançar em uma rede será de 979 Mb/s. A taxa de upload pode chegar a 150 Mb/s (claro, agora ficamos na dependência das operadoras). Além disso, os smartphones com Snapdragon 835 também poderão ser muito mais rápidos via redes Wi-Fi devido ao suporte ao padrão 802.11ad, voltado especificamente para transmissões de curta distância, como em residências. A grande vantagem é que ele é capaz de superar a velocidade de uma transmissão a cabo, atingindo velocidades de até 4,6 Gb/s.

O processador traz ainda Bluetooth 5.0, e o QuickCharge 4.0, que promete cinco horas de utilização com um carregamento de apenas cinco minutos.

Conexões mais rápidas

Agora só nos resta aguardar os lançamentos de aparelhos com este processador para testarmos todo esse desempenho! O primeiro deverá ser o Samsung Galaxy S8, muito em breve!

Deixe um comentário

Tendência